quarta-feira, 2 de março de 2016

PROJETO SISTEMINHA ESTÁ EM ANDAMENTO EM VÁRIOS POVOADOS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO


Em parceria com a Prefeitura de São Roberto, o Governo do Estado, por meio do programa Mais IDH, está sendo implantado o projeto “Sisteminha”, com estrutura para criação de galinhas e de porcos em vários povoados do Município de São Roberto.

Já estão bem adiantados os projetos de Santa Cruz e Café sem Trôco, e sendo implantados de Militôa, Santa Rosa e outros, sendo que chegará a todos os povoados de São Roberto, beneficiando cerca de 300 famílias inicialmente. Destas, 100 já estão cadastradas e algumas já receberam a primeira parcela de recursos, outras 200 familias serão cadastradas pelo programa.

O custeio é repassado em 3 parcelas, beneficiando várias frentes de produção, num trabalho conjunto da Prefeitura de São Roberto, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, e Governo do Maranhão, pelo Programa Mais IDH. O prefeito Dr. Jerry tem se empenhado em políticas públicas de favorecimento ao cidadão de baixa renda, como é o caso do “Sisteminha”, e tem encontrado apoio no governo estadual, que através do Programa Mais IDH está trazendo projetos como este.

Sisteminhas em números

Ao todo, o Governo já instalou 528 sisteminhas e 1206 sistemas integrados de tecnologias sociais – Sistecs. No interior do estado, 2.890 famílias foram cadastradas dentre as quais 2120 já receberam a primeira parcela do fomento, que no total, disponibilizará R$ 2.700 para aquisição de material e construção dos sistemas.

O governador Flávio Dino instituiu o Plano Mais IDH como uma estratégia para desenvolver e elevar o Índice de Desenvolvimento Familiar nos 30 municípios mais pobres do Maranhão. A Secretaria de Agricultura Familiar e seus órgãos vinculados, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), participam do Plano Mais IDH com ações integradas e uma dessas ações é o desenvolvimento do projeto Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais – Sistecs -, que visa dar condições de melhora de vida aos agricultores com a produção integrada de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário